Engenharia Metalúrgica

QUEM SOMOS

O Curso de Mestrado teve início em janeiro de 1994. As primeiras dissertações foram defendidas no 1º semestre de 1996. Em 1º de agosto de 2000 foram feitas as inscrições para o Curso de Doutorado em Engenharia Metalúrgica receberam conceito 4 ca CAPES.

As metas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em EngenhariaMetalúrgica da EEIMVR estão focadas na cooperação tecnológica com o setor produtivo em geral e no desenvolvimento do conhecimento científico por meio do modelamento e da simulação numérica e experimental. Dentro desta filosofia, o Programa possui duas Áreas de Concentração: PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS e MODELAMENTO E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS E FENÔMENOS, que englobam diferenciadas linhas de pesquisa.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS:

1 – Linha de Pesquisa: Biomateriais
Descrição: Esta linha visa o estudo do comportamento de materiais e estruturas utilizados em próteses e implantes e suas interações com tecidos biológicos. Para tal é necessário a obtenção de propriedades dos ossos e materiais utilizados como próteses e implantes.

2 – Linha de Pesquisa: Fenômenos de Superfície
Descrição: Esta linha abrange quatro tópicos: 1) Estudos de processos de eletrodeposição de metais puros e de ligas resistentes a corrosão sobre aço; 2) Estudo da passivação dos metais; 3) Eletroanalítica de superfícies e 4) Corrosão dos metais.

3 – Linha de Pesquisa: Materiais Metálicos
Descrição: Os aspectos abordados nesta Linha de Pesquisa visam investigar o processamento de metais e ligas de engenharia com a aplicação de técnicas experimentais de caracterização microestutural e textura cristalográfica de materiais ferrosos e não-ferrosos.

MODELAMENTO E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS E FENÔMENOS:

1 – Linha de Pesquisa: Conformação e Tratamentos Termomecânicos
Descrição: Simulação dos processos de conformação de chapas, laminação à quente e à frio e tratamentos termomecânicos em geral, através de equacionamento matemático, métodos numéricos e experimentais.

2 – Linha de Pesquisa: Energia e Meio Ambiente
Descrição: Esta linha de pesquisa engloba a utilização de técnicas de modelagem computacional e experimental de processos e fenômenos com ênfase na quantificação de impactos ambientais e busca de fontes alternativas de energia.

3 – Linha de Pesquisa: Microestrutura e Propriedades de Materiais
Descrição: Nesta linha são desenvolvidos modelos teóricos-numéricos e experimentais para estabelecer relações entre a microestrutura de metais e ligas de engenharia com suas propriedades físicas, mecânicas e magnéticas.

4 – Linha de Pesquisa: Processos Siderúrgicos
Descrição: Trata do modelamento e simulação de processos industriais de obtenção do metal líquido, envolvendo desde os processos de preparação de matérias-primas até o refino do aço. Especialmente os processos de aglomeração e redução via alto-forno.

RECURSOS OFERECIDOS

LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL:

–   Hardware : Cluster com 82 processadores e computadores destinados à simulção.;
–   Software : Ferramentas computacionais como FORTRAN, TECPLOT, ABAQUS, ANSYS dentre outros;
–   Rede de Alto Desempenho : Infraestrutura de rede categoria 6e (decagigabit).

LABORATÓRIOS:

–   Ensaios mecânicos e prepação de amostras metalográficas;
–   Microscopia ótica e eletrônica de varredura (MEV);
–   Difração de raios-X;
–   Tratamentos térmicos e processos metalúrgicos.

BOLSAS:

–   CAPES, CNPQ, FAPERJ e empresas.

Translate »
Skip to content