- Coordenadora: Profa. Kelly Alonso Costa – Email: kellyalonso@id.uff.br
- Contato: Av. Dos Trabalhadores n.º 420 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ- CEP:27255125
- E-mail: ven.vei@id.uff.br
- Site: http://www.ppgep.uff.br/
- Telefones: +55 24 2107-3588
- Horário de Atendimento : Segunda-feira a Sexta-feira – 08:00 às 20:00
QUEM SOMOS
O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, PPGEP, busca contribuir para o desenvolvimento regional integrado que envolve Instituições de Ensino Superior (IES), poderes públicos e setor produtivo. Este é um modelo de projeto capaz de gerar conhecimento e qualificação com base na sustentabilidade e responsabilidade social.
HISTÓRICO
Os mestrados profissionais ganham destaque, dentre os cursos previstos no Sistema Nacional de Pós-Graduação, pelo seu papel na capacitação de pessoas que incorporem as poderosas ferramentas da pesquisa científica e tecnológica em suas práticas profissionais (JANINE RIBEIRO, 2006). Essa importância está associada com a constatação de que outras modalidades de pós-graduação stricto sensu do Brasil, classificadas como acadêmicas, enfatizam a formação de pesquisadores e docentes para a atuação no campo acadêmico, o que faz com que se engajem na pesquisa de ponta, não necessariamente alinhados com problemas e necessidades reais e atuais da sociedade (QUELHAS; FARIA FILHO; FRANÇA, 2005). O mestrado profissional PPGEP nasce em 2015 com a proposta de aproximar o conhecimento científico com a prática profissional, o que envolve desafios próprios de conciliação entre teoria e prática que não podem ser subestimados (JANINE RIBEIRO, 2006).
Além desse papel de difusão dos conhecimentos e tecnologias produzidas no mundo acadêmico, contribuindo para que eles efetivamente promovam o desenvolvimento social e econômico, esses cursos são também fundamentais para promover a criatividade e a inovação, impulsionando combinações não usuais e premeditadas entre referências abstratas e conhecimentos práticos. O conhecimento de domínio legítimo da Engenharia de Produção tem um papel amplamente relevante para o desenvolvimento socioeconômico, pois trata-se da engenharia que reúne um corpo amplo de conhecimentos técnicos e gerenciais, abrangendo um conjunto de competências amplamente valorizadas nos mercados contemporâneos. Essa valorização se deve tanto a existência de uma base técnica sólida
acerca dos aspectos tecnológicos das operações produtivas e como de uma formação robusta para compreender suas interconexões com os sistemas socioeconômicos, o que envolve conhecimentos de áreas das ciências humanas como a administração, a economia e a sociologia.
OBJETIVOS
Perfil Profissional a ser Formado: Desenvolver pessoal de alto nível para atuar no campo da Engenharia de Produção, com vistas à geração de novos conhecimentos e à introdução de procedimentos e técnicas inovadoras que atendam a demanda nos centros de trabalho.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção tem os seguintes objetivos específicos:
- Fornecer ao aluno conteúdo nas áreas de Engenharia de Produção para que este seja capaz de atender às demandas do setor produtivo;
- Tornar os profissionais aptos a realizar pesquisas científicas e tecnológicas para implementarem inovações em seu ambiente de trabalho;
- Contribuir para a competitividade e a sustentabilidade de empresas e organizações com diferentes perfis através de um canal de colaboração do PUVR com as empresas da região.
PÚBLICO ALVO
Professores, pesquisadores e profissionais com interesse em planejamento, projetos e qualidade industrial.
A formação prévia pode ser em Engenharia ou em outros cursos superiores, preferencialmente aqueles que possuam uma boa base quantitativa.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Sistemas de Produção e Processos
- Considera-se nesta área os sistemas produtivos em seu sentido mais abrangente, ou seja, incluindo a produção de bens, serviços. Neste sentido, essa área de estudo visa desenvolver soluções técnicas para a busca de sistemas produtivos competitivos e sustentáveis onde os atributos tempo, custo, flexibilidade, ambiente e qualidade são determinantes. Em princípio, esta área tem como propósito avaliar os sistemas produtivos identificando problemas relacionados com os atributos de competitividade e buscando oportunidades de melhoras com metodologias, modelos e técnicas quantitativas e computacionais.
LINHAS DE PESQUISA
Sistema de Apoio à Tomada de Decisão
- Esta linha tem por objetivo contextualizar, identificar e mensurar as causas dos problemas de desempenho de funções típicas num sistema produtivo, tendo em vista construir soluções realistas e funcionais. Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações de métodos quantitativos em sistemas de produção, envolvendo especialmente programação matemática, sistemas probabilísticos, teoria da decisão e decisão multicritério e métodos estatísticos, os quais são direcionados para a competitividade destes sistemas, abordando sua gestão e qualidade.
CORPO DOCENTE
O quadro de docentes permanente é composto pelos seguintes professores:
- Prof Dr. Alexandre Santos Francisco
- Profª Drª. Ana Carolina Maia Angelo
- Prof Dr. Andrei Bonamigo
- Prof Dr. Antonio Iacono
- Profª Drª. Cecília Toledo Hernandez
- Profª Drª. Eliane da Silva Christo
- Prof Dr. Franscisco Santos Sabbadini
- Profª Dr Henrique Martins Rocha
- Profª Drª. Kelly Alonso Costa ( Coordenadora)
- Prof Dr. Luis Alberto Duncan Rangel
- Profª Drª. Marcela Cohen Martelotte
- Prof Dr. Mateus Pereira Martin
- Prof Dr. Newton Narciso Pereira
- Prof Dr. Nilson Brandalise
- Prof Dr. Tiago Araujo Neves
- Profª Drª. Vanessa da Silva Garcia
Professores Colaboradores:
- Prof Dr. Welington Kiffer de Freitas ( vice-coordenador)