Projeto Resíduos

Todos os dias produzimos resíduos! Eles são tudo que não aproveitamos originados das atividades humanas em sociedade. Lidar com os resíduos de forma sustentável é fundamental para preservamos o meio ambiente. O descarte correto de qualquer resíduo é essencial e este site traz algumas informações sobre resíduos eletroeletrônicos e de óleo vegetal.

O descarte inadequado desse material causa grandes impactos no meio ambiente, o que faz o custo do tratamento desses elementos ficar cada vez mais alto. Nesse contexto temos a logística reversa, que proporciona a recuperação e reutilização desses resíduos, garantindo processos mais econômicos, sustentáveis e até mesmo lucrativos.

Hoje, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada pela Lei No 10.305/2010, não devemos mais tratar o que não queremos mais como lixo. Agora temos que, cada vez mais pensar, na escassez de recursos e do custo energético associado ao processo de produção. Então, passamos a considerar resíduos sólidos todo material, substância, objeto descartado pela sociedade que pode ser novamente aproveitado no ciclo produtivo.

Resíduo Eletroeletrônico

O que é Resíduo Eletroeletrônico

Quase todo mundo tem em casa um celular que já não usa mais, um teclado que não funciona ou um aparelho de DVD quebrado: esse é o lixo eletrônico.

Podemos considerar como eletrônicos: equipamentos que contenham placas e circuitos impressos, cabos, comutadores e disjuntores de mercúrio, equipamentos de visualização, como pilhas, condensadores, sensores, conectores, baterias, plásticos antichama, relés, meios de armazenamentos de dados, dispositivos luminosos, resistências, telas de CRT (Cathodic Ray Tube) e de LCD (Liquid Cristal Display) (Rocha et al., 2012).

Por que é necessário fazer o descarte corretamente

A maioria dos eletrônicos podem conter metais pesados que, se descartados de forma errada, ou em aterros, podem contaminar o meio-ambiente. Alguns desses metais são Cobre (Cu), Zinco (Zn) e Chumbo (Pb), que em contato com seres humanos podem gerar doenças graves e desestabilizar os habitats contaminados. Além disso, é possível reciclar tais equipamentos, pois esses são formados também por substâncias valiosas, como por exemplo, Prata (Ag), Ouro (Au), Níquel (Ni), Paládio (Pd). Em certos casos a concentração destas substâncias dentro de eletrônicos é até maior do que a encontrada na mineração. (Diaz et al., 2016).
Mas antes de pensar em ficar rico com o seu computador antigo, aprenda a realizar o descarte:

Como descartar corretamente

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) os fabricantes, comerciantes e importadores de produtos eletroeletrônicos devem ter um sistema de logística reversa independente dos serviços públicos de limpeza e manejo de resíduos. Os mesmos devem disponibilizar postos de coleta aos consumidores, para que possam ser destinados ao descarte final corretamente.

Por isso, essa página tem como objetivo divulgar os pontos de coleta seletiva de tais resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Se você ainda não conhece os pontos mais próximos de você, confira no MAPA !

Óleo Vegetal

Por que descartar corretamente

O óleo de cozinha é um produto usado na maioria das residências e restaurantes, e quando descartado incorretamente causa grande impacto no meio ambiente.

Esse óleo quando descartado na pia ou no vaso sanitário fica retido nos encanamentos na forma de gordura, atraindo pragas e doenças, além de prejudicar a passagem de água.

O esgoto contaminado passa pelas estações de tratamento, que não conseguem separar totalmente a água do óleo, que acaba chegando aos corpos hídricos. Como o óleo é menos denso que a água ele fica na superfície, causando a morte de criaturas aquáticas e colocando em risco cadeias alimentares e ecossistemas.

Como descartar

No Estado do Rio de Janeiro, a Lei Estadual no 5.065/07, instituiu o Programa Estadual de Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras, que busca medir estratégias de controle para reaproveitamento do óleo.

Para descartar é simples; após a utilização deixe o óleo esfriar, coloque em uma garrafa PET e feche bem. Depois de armazenar, basta consultar o ponto de coleta mais próximo de você no MAPA !

Além disso, empresas como Óleo Local podem buscar o óleo direto na sua casa, é só mandar uma mensagem e marcar um horário.


Conheça os pontos de coleta de resíduos em Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Resende

Os resíduos eletroeletrônicos e de óleo vegetal são mais comuns do que você imagina. Conheça aqui os pontos de coleta da nossa região e a importância de utilizá-los.

Para descartar é fácil, basta ir no MAPA , selecionar o ponto de coleta mais próximo de você e criar uma rota pra chegar lá. Em caso de dúvidas, temos aqui um vídeo de COMO UTILIZAR O MAPA (VÍDEO).

Caso não consiga utilizar o mapa, você pode encontrar os endereços organizados em uma tabela no final da página. Vale mencionar que esses endereços de pontos de coleta foram obtidos por telefone, internet e visitas presenciais, no entanto recomendamos conferir a funcionalidade do local antes de comparecer.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato:

hugoloio@id.uff.br  | kellyalonso@id.uff.br  

Professor responsável:

Profª Drª Kelly Alonso Costa

Alunos Responsáveis:

Millene Marcelino Abrahão

Flávio Daniel Oliveira dos Santos

Colaboradora:

Fabiana da Silva Bailão, M.Sc.

Os integrantes do projeto agradecem o apoio financeiro da PIBITI/CNPq/UFF

Tabela com a localização por cidade:

Legenda: Resíduo EletroeletrônicoÓleo vegetal
Volta Redonda
BairroNomeTelefoneEndereço
Resíduos
AterradoCerta Material Elétrico(24)988024712Av. Paulo de Frontin, 769Pilhas/Baterias e Lâmpadas
AterradoRoyal Supermercados(24)33422298Avenida Paulo de Frontin-669Óleo vegetal
AterradoUFF - Campus Aterrado
-----
R. Des. Ellis Hermydio Figueira, 783Pilhas/Baterias
CentroClaro(24)999486969Avenida Amaral Peixoto-153Celulares/Baterias e Acessórios
CentroVivo(24)33487722Avenida Amaral Peixoto-321Pilhas/Baterias e Celulares
Jardim AmáliaRoyal Supermercados(24)33487722Rua Trezentos e vinte e oito-2Óleo vegetal
Jardim AmáliaRoyale(24)33434459R. Coronel Camilo de Assis Pereira, 156Óleo vegetal
São CristóvãoEcoÓleo
-----
Rua Vereador Francisco Evangelista Delgado-1355 Óleo vegetal
São GeraldoVivo
-----
Rodovia dos Metalúrgicos-1189Pilhas/Baterias e Celulares
SiderlândiaSuperCartucho VR(24)33460051Rua Cabo Frio -473Cartucho e Tonner
Vila Santa CecíliaJusten Celulares(24)33426907Rua 16, 65Pilhas/Baterias e Celulares
Vila Santa CecíliaOi
-----
Rua Trinta e três-36Baterias e Celulares
Vila Santa CecíliaOi
-----
Rua 12-300, Vila Santa CecíliaBaterias e Celulares
Vila Santa CecíliaUFF - Campus Vila
-----
Rua 12-420Pilhas/Baterias
Vila Santa CecíliaVivo(24)998240089Rua 12-300, Vila Santa CecíliaPilhas/Baterias e Celulares
Barra Mansa
BairroNomeTelefoneEndereço
Resíduos
CentroCerta Material Elétrico (24)988024708Rua Juiz Antônio Ciani -51Pilhas/Baterias e Lâmpadas
CentroOi(24)33229656Avenida Joaquim Leite-138Baterias e Celulares
CentroVivo(24)999413660Avenida Joaquim Leite-277Pilhas/Baterias e Lâmpadas
CentroClaro
-----
Avenida Joaquim Leite-577Celulares/Baterias e Acessórios
CentroBramil(24)33253100Avenida Domingos Mariano-485Óleo vegetal
Barra do Piraí
BairroNomeTelefoneEndereço
Resíduos
CentroVivo(24)24429566Rua Governador Portela-43Pilhas/Baterias e Lâmpadas
CentroOi
-----
Rua Paulo de Frontin-115Baterias e Celulares
CentroClaro
-----
Rua Governador Portela-47Celulares/Baterias e Acessórios
Cerâmica UniãoÓleo Local(24)998190520Rua Francisco Teixeira Neto-819Óleo vegetal
Vila SuíçaBramil(24)24472900Rua João Pessoa-1097Óleo vegetal
Resende
BairroNomeTelefoneEndereço
Resíduos
Campos ElísiosVivo
-----
Rua Albino de Almeida-236Pilhas/Baterias e Celulares
Campos ElísiosClaro
-----
Rua Nilo Peçanha-324Celulares/Baterias e Acessórios
Campos ElísiosOi
-----
Rua Nilo Peçanha-24Baterias e Celulares
ParaísoOi
-----
Rua Dorival Marcondes Godói-594Baterias e Celulares
Vila JulietaRoyale(24)33551725Rua Fluminense-40 Óleo vegetal

Projeto Sabão UFF-EEIMVR

Bibliografia:

BRASIL. Substitutivo Projeto de Lei nº 203, de 10 de março de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Câmara dos Deputados, 2010a. Disponível: < http:// www.camara.gov.br/sileg/prop_detalhe.asp?id=15158> Acesso em: 27 junho, 2016.

DIAZ, L. A.; LISTER, T. E.; PARKMAN, J. A.; CLARK, G. G. Comprehensive process for the recovery of value and critical materials from electronic waste, Journal of Cleaner Production, Volume 125, 1 July 2016, Pages 236-244.

FENG, Y. J.; YANG, Y. Q.; ZHANG, C.; SONG, E. X.; SHEN, D. S.; LONG, Y. Y. Characterization of residues from dismantled imported wastes, Waste Management, Volume 33, Issue 5, May 2013, Pages 1073-1078, ISSN 0956-053X.

ROCHA, A. C.; CERETTA, G. F.; AVILA, L. V.; CAMARGO, C. R. Lixo Eletrônico: um levantamento da produção científica e dos hot topics publicados na base Web of Science na última década. Estudos Tecnológicos em Engenharia, vol. 8, n. 2, p. 36-48, jul/dez 2012.

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. “Óleo de cozinha usado e o meio ambiente”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oleo-cozinha-usado-meio-ambiente.html> Acesso em 14 de dezembro de 2018.

COSTA, Kelly Alonso; AMORIM, Fábio Alvaro; OLIVEIRA, Hugo Loio; CHRISTO, Eliane da Silva. RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E A CONSCIENTIZAÇÃO DO DESCARTE NOS MUNICÍPIOS DE VOLTA REDONDA E BARRA MANSA. In: XXXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2019, Santos – SP. Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações, 2019.

www.certaonline.com.br/noticia.php?nid=104

www.vivosustentavel.com.br/recicle

www.oi.com.br/oi/sobre-a-oi/empresa/sustentabilidade/responsabilidade-ambiental/coleta-baterias

www.claro.com.br/institucional/claro-recicla

www.facebook.com/oleolocal/

www.liza.com.br/sustentabilidade/

www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-sao-residuos-e-o-que-fazer-com-eles,ca5a438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD?origem=segmento&codSegmento=13

Atualizado em 08 de novembro de 2021.

Translate »
Skip to content